Pesquisa de

Insuficiência Cardíaca Congestiva

Compartilhe

O que é?

É a incapacidade do coração de exercer sua função de forma adequada. E qual é a função do coração? O coração funciona como uma bomba hidráulica, transportando o sangue para a irrigação de todos os órgãos, mantendo desta forma a vida. Quando o coração funciona mal, os órgãos não recebem oxigênio e nutrientes necessários para seu bom funcionamento, assim como ocorre acúmulo de sangue que não é drenado pela “bomba”. Desta forma, aparecem os sinais e sintomas da doença.

Principais sinais e sintomas da insuficiência cardíaca:

As principais queixas dos portadores da doença são:

– falta de ar que piora ao se deitar ou durante atividades físicas;
– fadiga com intolerância ao exercício;
– inchaço nas pernas e/ou aumento do volume abdominal frequentemente com dor;

Ao examinar estes pacientes o médico pode observar a presença de líquido nos pulmões, inchaço nas pernas e aumento do volume do fígado.

Quais são as principais causas da insuficiência cardíaca?

A hipertensão arterial, quando não tratada desde cedo e de forma adequada, provocas lesões irreversíveis no músculo cardíaco, levando à insuficiência cardíaca. Daí a importância de diagnosticar e tratar essa doença de forma eficaz e o mais precoce possível. Portadores de doença nas artérias coronárias que apresentam infarto(s), podem também evoluir com lesões no músculo cardíaco e apresentarem insuficiência cardíaca. Outras causas são doenças das valvas cardíacas, alguns vírus, doença de Chagas, além de algumas doenças mais raras.

Como o médico faz o diagnóstico da doença?

Através da história clínica relatada pelo paciente, pelo exame físico e exames complementares como o eletrocardiograma e ecocardiograma.

Como tratar?

O tratamento se faz através de mudanças de hábitos de vida, como alimentação saudável e pobre em sal. Controle de peso é essencial. Uma agenda de atividade física assistida também é benéfica. Além disso, frequentemente há necessidade do uso de medicações prescritas pelo médico com intuito de melhorar o funcionamento do músculo, assim como aliviar os sintomas do paciente. É necessário sempre tratar e controlar a causa da doença que levou ao mau desempenho cardíaco, como controle da pressão arterial e da doença coronária. Pode haver necessidade de restrição da ingestão de líquidos.

Como vive um paciente com insuficiência cardíaca?

A qualidade de vida dos portadores de insuficiência cardíaca depende em primeiro lugar do grau da lesão no músculo cardíaco. Quanto menor a lesão, melhor será a evolução clínica. Daí a importância da prevenção da doença de base, isto é, da hipertensão arterial e da doença coronária, para impedir lesões cardíacas extensas. Em segundo lugar, vai depender da capacidade do paciente em mudar seus hábitos de vida e finalmente do controle médico rigoroso.