Estudos

É uma forma de artrite que se associa a psoríase cutânea, doença das unhas e pele com lesões vermelhas e descamativas. A psoríase isolada afeta 1 a 3% da população e sua associação com artrite em 10 a 42% dos pacientes. A doença articular pode ocorrer depois, antes ou concomitante à doença cutânea, em qualquer idade, com pico entre os 30 e 50 anos de idade e frequência similar entre homens e mulheres.
A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés. Ela interfere no revestimento dessas articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular. A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque os tecidos saudáveis por engano.

O Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz; ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

O que é Insuficiência Cardíaca a incapacidade do coração de exercer sua função de forma adequada. O coração funciona como uma bomba hidráulica, transportando o sangue para a irrigação de todos os órgãos, mantendo desta forma a vida. Quando o coração funciona mal, os órgãos não recebem oxigênio e nutrientes necessários para seu bom funcionamento, assim como ocorre acúmulo de sangue que não é drenado pela “bomba”.

A palavra lúpus, em latim, significa lobo. Há muitos anos atrás, uma doença caracterizada pela inflamação da pele, principalmente nas áreas expostas ao sol (como a face, por exemplo), foi denominada de lúpus pela semelhança das feridas na face com a mordedura do um lobo, ou ainda, a devido à expressão retraída da face, lembrando aquele animal em situação de ataque.

Em algumas pessoas, o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse é o processo que caracteriza o Tipo 1 de diabetes, e que concentra entre 5% e 10% do total de pessoas portadoras de diabetes. 

Os rins filtram resíduos e excesso de líquido do sangue. À medida que eles falham, os resíduos se acumulam. Os sintomas se desenvolvem lentamente e não são específicos da doença. Algumas pessoas não apresentam sintomas e são diagnosticadas por um exame laboratorial. A insuficiencia renal crônica atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças.

Em 2014 aproximadamente 150 milhões de pessoas no mundo tinham o diagnóstico de asma, por isso podemos afirmar que a asma é um grave problema de saúde pública. Pessoas de todas as idades e em todo o mundo são afetadas por esta doença crônica das vias aéreas que, quando não controlada, impõe grandes limitações na vida diária. Ela não possui cura, apenas controle, e este é o principal objetivo a ser alcançado.

Em 2004 no Brasil a DPOC representava a 5ª causa de óbito e contabilizava quase 300.000 internações no SUS, totalizando um gasto anual de quase 72 milhões de reais, gerando, ainda, alta taxa de falta no trabalho, bem como redução na qualidade e na expectativa de vida. Ainda em dados brasileiros, estima-se que em torno de 12% da população acima dos 40 anos seja portadora de DPOC.

Scroll Up