Facebook: Saiba quais são as doenças que ele pode causar quando usado excessivavemente

A depressão é uma doença psicológica que no inicio pode ser silenciosa, pois os principais sintomas que surgem incluem a tristeza constante e sem razão, cansaço excessivo, falta de energia, esquecimentos, perda de apetite e problemas de sono como a insônia. Por outro lado, o excesso de estresse pode causar palpitações e a ansiedade provoca sensação de falta de ar, respiração ofegante e pensamentos negativos.

Saiba quais são as Doenças que o Facebook pode Causar

Como saber se estou viciado

É importante saber identificar quando pode estar viciado nas redes sociais e por isso deve estar atento aos seguintes sinais:

  • Se fica ansioso ou se tem palpitações só de pensar em ficar sem internet ou sem celular;
  • Ficar olhando o tempo todo para os seus posts para saber quem curtiu ou quem comentou;
  • Tem dificuldade em ficar um jantar ou um almoço sem olhar no celular;
  • Se sempre que sai precisa de comentar ou que tem colocar uma foto na rede social.

Estes comportamentos tendem a afetar mais adolescentes, pessoas com baixa auto estima, introvertidas, com poucos amigos ou que terminaram recentemente relacionamentos, sendo por isso muito importante ficar bem atento ao vício, especialmente nestas situações.

Problemas de saúde que podem ser causados

Seja Facebook, YouTube, Twitter, Google Plus, Instagram, Snapchat, Reddit, Tumblr ou Pinterest o uso excessivo e abusivo qualquer uma dessas redes sociais pode provocar diversos sentimentos negativos como:

  • Tristeza, inveja e solidão;
  • Insatisfação para com a vida e sentir-se incompleto;
  • Rejeição, frustração e raiva;
  • Preocupação e revolta
  • Tédio e repulsa pela vida dos outros.
Saiba quais são as Doenças que o Facebook pode Causar

Além disso, o vicio nas redes sociais também pode causar um sentimento conhecido como o medo de ficar de fora ou o medo de perder alguma coisa, do inglês “Fear Of Missing Out - F.O.M.O”, que aumenta a necessidade de continuar atualizando e consultando a rede social.

Estes sentimentos podem variar de pessoa para pessoa, mas acabam afetando de forma severa o humor e estado de espírito, mudando a forma como a pessoa vê a vida.

Em casos mais graves, estes sentimentos podem mesmo levar ao surgimento de transtornos psicológico como a depressão ou ansiedade, por exemplo.

Como usar as redes sociais sem prejudicar a saúde

Quando usar redes sociais, o importante é fazer uso destas plataformas com moderação para não prejudicar a saúde. Assim, algumas regras a seguir para não abusar incluem:

  • Não consultar a rede social a toda a hora;
  • Quando estiver na sua hora de almoço, opte por conversar com os colegas e não almoce enquanto olha as redes sociais;
  • Quando for sair ou lanchar com amigos, desligue as redes sociais do seu celular e aproveite a companhia;
  • Estipule períodos curtos do dia para olhar as redes sociais;
  • Se estiver sentindo algum vazio, tristeza ou sentimentos depressivos, saia para dar um passeio ou combine um programinha com algum amigo ou familiar;
  • Quando for sair com seus amigos, tire fotos pra você e não apenas para postar nas redes sociais.

Além disso, lembre-se que as redes sociais muitas vezes apenas mostram os melhores momentos do dia dos seus amigos, ficando de fora as suas frustrações, tristezas e momentos menos bons que os dias que são normais. Por isso, é muito importante estar atento e aprender a diferenciar a tristeza simples da depressão que necessita de acompanhamento médico.

Para quem está se recuperando de uma depressão, é importante colocar de lado as redes sociais e investir o seu tempo na sua recuperação e no seu tratamento. As redes sociais podem acabar agravando os sentimentos de tristeza e solidão, e impedindo a relações e interações com outras pessoas que são essenciais para recuperar dessa doença. Além disso, o consumo de alimentos ricos em Seretonina como espinafres, banana, tomate e nozes podem ajudar a sair da depressão completando o tratamento.


Fonte:
https://www.tuasaude.com/vicio-no-facebook-causa-doenca/

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

Acompanhe pelas redes sociais também tudo o que acontece aqui!