Profissões que podem aumentar o risco de artrite reumatoide

Os achados, publicados no "Arthritis Care & Research", sugerem que a exposição prolongada a certos agentes tóxicos resultaria em um maior risco de sofrer com essa doença, causada pelo ataque das células de defesa às articulações, o que provoca dores, deformidades e limitação de movimentos.

Para investigação, pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, analisaram os registros profissionais de 3.522 pessoas diagnosticadas com esse problema. Então, compararam esses dados com as de 5.580 indivíduos sem a doença. Eles incluíram no estudo informações sobre tabagismo, excesso de peso, consumo de bebidas alcoólicas e outros fatores de risco para evitar uma interferência nos resultados, que foram coletados ao longo de quase 20 anos (entre 1996 e 2014).

Os resultados mostraram que grande parte dos voluntários com artrite reumatoide ocupava posições relacionadas à indústria manufatureira. Entre os homens, eletricistas, eletrotécnicos e ajudantes gerais foram considerados duas vezes mais propensos ao problema em comparação a quem atuava nos setores administrativo, técnico e profissional.

Para as mulheres, os empregos em enfermagem representavam um risco 30 por cento maior do que outras carreiras. Segundo a análise, mulheres que trabalhavam no setor de manufatura não eram tão afetadas. Esta descoberta pode ser explicada pelo número relativamente pequeno de mulheres que trabalham neste setor em comparação com homens.

Portanto, acredita-se que os achados indicam que os fatores relacionados ao trabalho, como as exposições nocivas no ar, podem contribuir para o desenvolvimento da doença. "É importante que empregados e empregadores invistam em iniciativas que ajudam a prevenir a artrite reumatoide", comentou a reumatologista Anna Ilar, umas das autoras do trabalho.

Apesar dos resultados apresentados no estudo, os autores dizem que ainda há muito a ser feito para entender os detalhes de como certos fatores de trabalho afetam o risco de artrite reumatoide.

O que é Artrite reumatoide?

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés. Ela interfere no revestimento dessas articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular. A artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, que faz com que o sistema imunológico do corpo ataque os tecidos saudáveis por engano.

Segundo a reumatologista Tatiana Molinas Hasegawa, do Centro de Qualidade de Vida (CQV), além de causar problemas nas juntas, a artrite reumatoide, em alguns casos, pode afetar outros órgãos do corpo - tais como pele, olhos, pulmões e vasos sanguíneos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrite reumatoide acomete cerca de 1% da população e qualquer pessoa pode desenvolver a doença, desde crianças até idosos.


Fonte:

http://www.minhavida.com.br/saude/noticias/31591-algumas-profissoes-podem-aumentar-o-risco-de-artrite-reumatoide

FIQUE POR DENTRO DE TUDO

Acompanhe pelas redes sociais também tudo o que acontece aqui!