3 coisas que você precisa saber antes de participar de uma pesquisa clínica!

Há diversas questões importantes a serem consideradas antes de decidir participar de uma pesquisa clínica. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido esclarecerá algumas dessas questões, mas há outros elementos que devem ser analisados também. Continue a leitura e saiba mais sobre três coisas que você precisa ter o conhecimento antes de participar de um estudo!

Qual é a diferença entre uma clínica e um centro de pesquisa?

Uma clínica é qualquer estabelecimento de saúde que tem como objetivo fazer o diagnóstico e conduzir o tratamento específico de sua condição de saúde. Isso é possível através de serviços vinculados ao atendimento do paciente, como consultas, exames, tratamentos e intervenções médicas. Já um centro de pesquisa é responsável por conduzir estudos clínicos para o diagnóstico e tratamento de patologias específicas, oferecendo novas opções de medicamentos e tecnologias para a saúde.

A principal diferença é que na clínica, o tratamento médico se destina a beneficiar você ao usar procedimentos e terapias já aceitas pela comunidade científica, enquanto no centro de pesquisa clínica, os estudos tem a missão de desenvolver novas terapias que potencialmente podem ajudar os pacientes no futuro!

Quanto tempo demora um estudo?

O tempo do estudo pode variar entre meses e anos, dependendo muito da fase em que se encontra. Antes de você se inscrever em um estudo, estas informações bem como todos os procedimentos, dias de visitas e outras dúvidas serão informados durante o processo de Consentimento Livre Esclarecido. Isso é importante para se ter uma ideia completa de como sua participação afetará sua vida cotidiana. Com isso, você poderá ponderar sobre os benefícios envolvidos em sua participação em relação ao tempo e esforço que ela requer.

Vou ter que tomar medicamentos ou pagar por algo?

Como a maioria dos estudos têm o objetivo de avaliar a eficácia de novos medicamentos, durante todo período do estudo, o participante fará uso dos medicamentos associados ao estudo clínico, dessa forma, podendo-se avaliar melhor o funcionamento dos mesmos no organismo humano. É importante saber que isso tudo é acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com farmacêuticos, médicos e enfermeiros, que trabalham em equipe para proporcionar a maior segurança possível para os participantes.

Além disso, os custos dos tratamentos dos estudos são cobertos pelo centro de pesquisa e pelo patrocinador. Isso pode incluir os medicamentos, consultas médicas e exames de controle, como procedimentos de diagnóstico e exames de rotina. Os voluntários também recebem uma ajuda de custo para o pagamento de despesas de deslocamento para que possam comparecer às consultas programadas pelo estudo.

Deixe um comentário

Scroll Up