Notícias

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Queda na produção de saliva e de lágrimas: os sintomas da Síndrome de Sjögren

Você provavelmente não ouviu muito sobre a Síndrome de Sjögren, mas ela merece atenção. Ela é uma doença crônica inflamatória na qual o sistema imunitário ataca e danifica órgãos e estruturas do próprio organismo. Geralmente os orgãos mais atingidos são as glândulas exócrinas, (como as glândulas salivares, lacrimais e as glândulas da pele) e os órgãos em comunicação com o exterior, como a vagina e as vias respiratórias.

No entanto, também podemos encontrar outros órgãos afetados como as articulações, os músculos, o sistema nervoso, o aparelho respiratório, o aparelho urinário e até os vasos sanguíneos.

Um dos principais sintomas da doença é a boca seca. Eles podem incluir dificuldade em mastigar ou engolir a comida sem a ajuda de líquidos (sobretudo alimentos secos), alterações do paladar, dor ou sensação de ardor na boca e dificuldade em falar.

O paciente também notará uma secura constante nos olhos. Esse é um sintoma muito frequente na população, já que as glândulas lacrimais reduzem a produção de lágrimas e altera a sua constituição, originando secura dos olhos. Nas pessoas com olhos secos, começam a surgir áreas de reduzida espessura do filme lacrimal, logo, as lágrimas já não protegem nem suportam a saúde das células da superfície ocular.

Além disso, existem alguns sintomas gerais que podem consistir em febre, anemia, emagrecimento ou quebra do estado geral, fadiga, dor generalizada ou depressão.

Como diagnosticar e tratar a Síndrome de Sjögren?

O item fundamental para o diagnóstico é o exame físico. As glândulas salivares são examinadas quanto à presença de dor ou aumento de tamanho e também se avalia a presença ou ausência de saliva na boca e a presença de inflamações da mucosa oral, labial ou da língua.

Para o tratamento, a sugestão é beber pequenas quantidades de água frequentemente para manter a boca úmida, mas evitar grandes volumes de uma vez por remover a camada protetora de saliva. Evite bebidas ácidas e passe cremes ou batons hidratantes.

Você também pode usar um umidificador para aumentar a umidade ambiente, sobretudo de noite, e a secura ocular pode ser amenizada com o uso de colírios.

Pesquisa clínica sobre a Síndrome de Sjögren

A Síndrome de Sjögren pode não ser tão comum, mas afeta a qualidade de vida de diversas pessoas. O CPclin possui uma pesquisa clínica aberta sobre o tema que busca oferecer maior bem-estar para pessoas afetadas pela doença. Ficou interessado(a) e quer saber mais? Clique aqui!