Conheça a Síndrome de Sjögren!

Não é todo mundo que já escutou falar sobre a Síndrome de Sjögren. Ela é uma doença crônica inflamatória na qual o sistema imunitário ataca e danifica órgãos e estruturas do próprio organismo. Geralmente os orgãos mais atingidos são as glândulas exócrinas, (como as glândulas salivares, lacrimais e as glândulas da pele) e os órgãos em comunicação com o exterior, como a vagina e as vias respiratórias.

No entanto, também podemos encontrar outros órgãos afetados como as articulações, os músculos, o sistema nervoso, o aparelho respiratório, o aparelho urinário e até os vasos sanguíneos.

Por isso, o CPclin separou algumas características da Síndrome de Sjögren. Confira!

Sintomas da doença

Boca seca: os sintomas de boca seca podem incluir dificuldade em mastigar ou engolir a comida sem a ajuda de líquidos (sobretudo alimentos secos), alterações do paladar, dor ou sensação de ardor na boca e dificuldade em falar.

Secura nos olhos: sintoma muito frequente na população, onde as glândulas lacrimais reduz a produção de lágrimas e altera a sua constituição, originando secura dos olhos, portanto nessas pessoas com olhos secos, começam a surgir áreas de reduzida espessura do filme lacrimal, decorrendo disso que as lágrimas já não protegem nem suportam a saúde das células da superfície ocular.

Sintomas gerais: todos os sintomas que não são específicos da síndrome, onde pode ocorrer febre, anemia, emagrecimento ou quebra do estado geral, fadiga, dor generalizada ou depressão.

Diagnóstico e tratamento

O item fundamental para o diagnóstico é o exame físico. As glândulas salivares são examinadas quanto à presença de dor, induração ou aumento de tamanho e também se avalia a presença ou ausência de saliva na boca e a presença de inflamações da mucosa oral, labial ou da língua.

Para o tratamento, a sugestão é beber pequenas quantidades de água frequentemente para manter a boca úmida, mas evitar grandes volumes de uma vez por remover a camada protetora de saliva. Evite bebidas ácidas e passe cremes ou batons hidratantes.

Você também pode usar um umidificador para aumentar a umidade ambiente, sobretudo de noite, e a secura ocular pode ser amenizada com o uso de colírios.

O CPclin possui uma pesquisa ativa sobre a Síndrome de Sjögren que está aberta para voluntários! Participe, indique e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso aos benefícios da Pesquisa Clínica.

Deixe um comentário

Scroll Up