Diabetes na Terceira Idade: quais os cuidados necessários?

Você com certeza já ouviu falar sobre diabetes, doença essa que afeta mais de 382 milhões de pessoas em todo o mundo. Mas você já se perguntou quais são os cuidados para uma pessoa com essa enfermidade, e se eles se diferem em relação a cada uma das faixas etárias?

Na terceira idade, essa doença pode ser um grande problema. Nessa idade, o diabetes tipo 2 está mais propensa a acontecer, isso porque está diretamente ligada ao envelhecimento, sedentarismo e obesidade. Questões que podem ser vividas por pessoas nessa idade já que existe uma inevitável diminuição de atividade com o decorrer dos anos.

Além disso, esse quadro torna essas pessoas ainda mais suscetíveis a problemas ainda mais graves, como doenças cardiovasculares, infartos e complicações que podem levar a amputações insuficiência renal e cegueira. Nesse sentido, existem estudos que associam a falta de glicose e glicemia no sangue com a elevação de riscos de doenças como Alzheimer e neuropatia diabética, impedindo que a pessoa ande corretamente.

Pensando em todos esses fatores, existem algumas precauções que pessoas da Terceira Idade precisam tomar para manter sua saúde em dia e fora de risco contra a diabetes e outras doenças associadas. Por isso, é preciso fazer um acompanhamento médico constante e adequado, cuidando sempre do tratamento e prevenção.

Como pudemos ver, grande parte dessas doenças podem fazer com que surjam comorbidades ainda mais graves, e por isso, evitar o surgimento de qualquer uma delas é essencial para ter uma vida com mais qualidade e tranquilidade.

O CPclin está buscando na ciência respostas para possíveis melhorias nos tratamentos de diabetes, se você se interessa em ajudar e participar de estudos clínicos, se inscreva e seja um voluntário!

Deixe um comentário

Scroll Up