Entenda as etapas que um voluntário precisa percorrer para participar de uma pesquisa clínica!

Participar como voluntário de uma pesquisa clínica é uma alternativa que pode ser decisiva no processo de tratamento de um paciente que batalha contra algum tipo de doença.

De fato, os benefícios gerados ao fazer parte de um estudo clínico chamam a atenção para quem busca formas de ter mais qualidade de vida no dia a dia, com um tratamento possivelmente menos invasivo ou com um novo e promissor medicamento.

Muitas pessoas desejam fazer parte destes procedimentos relacionados a pesquisas clínicas. No entanto, existem etapas pelas quais todos precisam passar para se candidatarem a ingressar em um destes estudos.

Abaixo, veja um resumo de quais são essas etapas:

Cadastro: é a primeira etapa e a mais simples, comum também em diversos outros procedimentos. Basicamente, consiste em preencher as informações solicitadas para efetuar esta etapa.

Triagem: Após a realização do cadastro, os dados do candidato ficam disponíveis para uma primeira análise da equipe médica que avalia se o perfil é compatível com seus dados cadastrados ficam disponíveis para análise da equipe médica.

Consulta inicial: Com o cadastro aprovado pela triagem, o candidato tem a chance de conhecer a estrutura física do local e a equipe médica responsável pela pesquisa em uma consulta inicial.

Início do tratamento: Depois de as duas partes tomarem conhecimento de todos os aspectos que envolverão a pesquisa clínica – conhecimento do paciente, da equipe médica e da estrutura do local – é dado início ao tratamento e a trajetória do candidato como voluntário.

Os procedimentos podem sofrer alterações para cada caso em específico de pesquisa clínica. É importante salientar que apenas realizar o cadastro não garante que o candidato irá de fato participar de um determinado estudo, sendo necessário que ele passe por todas as etapas exigidas para ser aceito como um voluntário.

No CPclin, conduzimos algumas pesquisas clínicas que você pode se inscrever como voluntário. Confira quais são, entenda se você se encaixa nos pré-requisitos e preencha o formulário de inscrição!

Deixe um comentário

Scroll Up