Apneia do Sono

A apneia do sono é um distúrbio caracterizado por ruídos e interrupções na respiração. Elas se repetem, no mínimo, cinco vezes num período de 60 minutos ocasionando paradas momentâneas da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono.

É comum serem observados roncos, sinais de que a respiração foi interrompida e que resultam em um descanso pouco relaxante que não permite recuperar as energias. Desta forma, além de sonolência durante o dia, a apneia provoca sintomas como dificuldade de concentração, dor de cabeça, irritabilidade e até impotência.

Essas pequenas interrupções na entrada de ar também acarretam na diminuição da concentração de oxigênio no sangue. Essa redução eleva o ritmo dos batimentos cardíacos e estimula a contração dos vasos sanguíneos e, com o tempo, isso se perpetua ao longo do dia, se tornando um fator de risco para pressão alta e arritmia cardíaca.

Para ficar em alerta, é importante perceber alguns sinais e sintomas desse problema, como: ronco, respiração ofegante, sensação de sufocamento ao dormir, sono agitado, sonolência ao longo do dia, entre outros.

Pensando nisso, o CPclin está conduzindo uma pesquisa clínica com recrutamento aberto para pacientes com o diagnóstico desse distúrbio.

Critérios de inclusão:

  • Homens ou mulheres de pelo menos 18 anos de idade
  • Diagnóstico de apneia do sono com ou sem uso de CPAP
  • Obesidade (IMC > 30)

Inscreva-se!

Ao ser voluntário, você faz bem para si mesmo e para a saúde de todos desta e das próximas gerações. O futuro da medicina começa aqui!