O diabetes tipo 1 pode virar tipo 2 ou vice-versa?

O Diabetes é uma doença complexa e que merece atenção, por isso, é sempre importante estar informado sobre todos os aspectos sobre ela. Uma das maiores dúvidas dentro do assunto envolve a diferença entre o Tipo 1 e o Tipo 2.

O Diabetes Tipo 1 afeta entre 5 e 10% o total de pessoas portadoras da doença. Ele é mais comum em crianças e adolescentes, além de ser chamado de autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca as células beta (responsáveis pela produção de insulina, que regula o açúcar circulando na corrente sanguínea). Como resultado disso, a glicose não é absorvida pelas células.

Do outro lado, o Tipo 2 é a versão mais comum da doença atacando, principalmente, adultos e pessoas acima do peso ou com má alimentação. Nela, o organismo até produz insulina, mas não consegue usá-la da maneira correta.

Em ambos os casos, o Diabetes aumenta o risco de o paciente ter problemas futuros como cegueira, insuficiência renal e doenças cardíacas.

Mas, é possível o Diabetes Tipo 1 se tornar Tipo 2?

Não. A resposta está na maneira que as duas se manifestam. Enquanto o Tipo 1 é autoimune e cria anticorpos contra as estruturas celulares do pâncreas, o Tipo 2 é uma patologia marcada pela resistência à ação da insulina, seja por fator genético ou sobrepeso e sedentarismo.

Deixe um comentário

Scroll Up