Os perigos das dietas restritivas para pacientes com diabetes!

A descoberta do diabetes, na maioria das vezes, sempre é um período difícil e que requer muitos cuidados, seja na alimentação ou na maneira de tratar a novidade psicologicamente. Ao procurar um médico e iniciar uma dieta paralelamente com o uso de um medicamento para o controle da doença, alguns pacientes tendem a exagerar nos cuidados.

A “ânsia” para diminuir níveis de açúcar no sangue é tanta que as atitudes restritivas como o corte radical de carboidratos acabam causando fraqueza e hipoglicemia.

Casos como estes são comuns e provocados por uma não aceitação ao diabetes somada à necessidade constante de estar se vigiando em relação à dieta. A partir daí, o paciente passa a se restringir em excesso e diminuir a qualidade da alimentação como consequência disso. Em certas ocasiões, esse comportamento pode até evoluir para um quadro de transtorno alimentar!

ATENÇÃO: o fundamental é ter equilíbrio, assim como todas as coisas da vida!

Abusar das dietas e depositar a esperança de que tudo se resolverá se você cortar alimento X e Y da sua alimentação só vão causar problemas maiores no futuro.

Porém, o maior vilão disso tudo é o medo. Alinhado a informações errôneas muitas vezes vistas no ambiente online e a rigidez imposta pela própria pessoa, uma carga de questionamentos começam a surgir e isso provoca uma cobrança cada vez maior por parte do paciente com ele mesmo.

Manter a sua saúde mental é fundamental. Entenda que é compreensível o receio inicial, pois ele faz parte do processo de compreensão e aceitação. Saber se adaptar à nova realidade pode levar algum tempo. O importante é que corpo e mente saibam trabalhar lado a lado.

Por isso, nunca deixe de tirar suas dúvidas com o seu médico e faça o acompanhamento indicado. Mantenha hábitos saudáveis e viva uma vida em harmonia consigo mesmo!

Deixe um comentário

Scroll Up